Quando foi fundado o Palestra Itália, antigo Estádio do Palmeiras?

O Estádio Palestra Itália, também conhecido popularmente como Estádio Parque Antártica, foi um estádio de futebol localizado na zona oeste da cidade de São Paulo. Em julho de 2009, deixou de receber partidas de futebol e demais eventos, em virtude do início das reformas para transformar o local em uma moderna arena multiuso, o Allianz Parque. O estádio possuía capacidade para 27.650 pessoas.

No final do século XIX, a Companhia Antarctica Paulista criou o Parque da Antarctica, um espaço de lazer de trezentos mil metros quadrados para seus funcionários, contendo uma vasta área verde, parque infantil, restaurantes, choperia e áreas para a prática esportiva.

Com a chegada e expansão do futebol, esse espaço passou a ser requisitado e a empresa aproveitou a oportunidade ao alugar o campo de futebol para pequenos clubes da cidade no início do século XX. Além de se tornar um dos principais campos para a prática do futebol, o parque era referência para uma série de eventos ao ar livre, como exibições de boxe e até corrida de automóveis.

Palestra Itália: A Tomada de Posse

O Germânia era o mandante do estádio, mas com o início da Primeira Guerra Mundial, seu contrato de locação foi repassado ao América F.C. Com dificuldades financeiras, o América começou a sublocar horários para outras equipes. Assim, em 1917, o Palestra Itália passou a mandar seus jogos no Parque da Antarctica.

Em 1920, com o apoio da Cia Matarazzo, o Palestra Itália comprou o campo de futebol e grande parte do terreno pelo valor de 500 contos de réis. Em cerca de 13 anos, o clube investiu em grandes reformas, inaugurando o “Stadium Palestra Itália”, maior e mais moderno estádio de futebol do país na época, com capacidade para 30 mil torcedores.

A transformação do antigo Estádio Palestra Itália em arena é fruto de um acordo entre o Palmeiras e a empresa WTorre Properties/Arenas do Grupo WTorre. A WTorre administrará o local durante 30 anos, com o Palmeiras participando integralmente nas receitas de partidas de futebol durante o período.

A Inauguração do Allianz Parque

A inauguração oficial do Allianz Parque foi realizada no dia 19 de novembro de 2014, no jogo entre Palmeiras e Sport, pela trigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro de 2014. O Palmeiras foi derrotado por 2 a 0 pelo clube pernambucano, com o primeiro gol oficial da arena sendo marcado pelo atacante Ananias, do Sport.

A partida também entrou para a história por atingir marcas expressivas relacionadas à renda do jogo, obtendo a maior arrecadação de todos os tempos entre os jogos dos grandes times do Estado de São Paulo realizados na capital paulista.

O primeiro título do Allianz Parque foi conquistado pelo Palmeiras no dia 2 de dezembro de 2015, na final da Copa do Brasil contra o Santos. A equipe paulistana venceu a partida por 2 a 1 no tempo normal e derrotou o Santos nos pênaltis por 4 a 3. O goleiro Fernando Prass foi o herói da decisão, defendendo um dos pênaltis e convertendo a cobrança decisiva que deu o título ao Palmeiras.

Último Título no Allianz Parque

Diante de um público recorde de 40.986 torcedores, o Palmeiras bateu a Chapecoense por 1 a 0 no dia 27 de novembro de 2016 e garantiu seu nono título do Campeonato Brasileiro. A conquista não vinha desde 1994. Com essa vitória, o Palmeiras se classificou para a fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2017.

O Allianz Parque já foi palco da Seleção Brasileira. A arena recebeu a equipe nacional no dia 7 de junho de 2015, num amistoso contra o México, preparativo para a Copa América de 2015. O jogo terminou com vitória do time nacional por 2 a 0. Essa partida também marcou o recorde de renda da história do Allianz Parque.

Implementações Tecnológicas

Em 12 de março de 2013, a WTorre anunciou a aquisição de 64 câmeras de segurança de alta definição, capazes de realizar reconhecimento facial. Essa tecnologia é utilizada em locais de grande movimentação e pode identificar comportamentos fora do padrão, como brigas e atos de vandalismo.

Além disso, a WTorre anunciou a aquisição de dois telões de alta definição para a parte interna do estádio. Com custo aproximado de R$ 7 milhões, os telões foram instalados nas extremidades dos gramados, permitindo uma excelente visualização em todos os assentos.

Acessibilidade e Premiações

A arena foi projetada com espaços para cadeirantes, assentos para pessoas com mobilidade reduzida, obesos, banheiros acessíveis, elevadores, escadas rolantes e rampas de acesso, superando as recomendações da norma brasileira e da FIFA.

Em 3 de setembro de 2014, o projeto arquitetônico da arena recebeu o Prêmio Master na 11ª edição do Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, e em 12 de novembro de 2014, foi premiada na categoria “Gerenciamento Ambiental do Entorno da Obra” durante o 3º Prêmio Seconci de Saúde e Segurança do Trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.