Falta pouco! Veja o que o São Paulo precisa para confirmar classificação para a Libertadores

No atual cenário do Brasileirão 2024, o São Paulo firmou-se entre os seis melhores, somando 57 pontos e mantendo uma distância confortável sobre o Cruzeiro, que possui 47 pontos na sétima posição. No entanto, a ambição do Tricolor vai além de apenas manter este posto, mirando uma vaga direta no G4 e, consequentemente, na fase de grupos da próxima Copa Libertadores.

Para que esse objetivo seja alcançado, o desempenho da equipe nas últimas rodadas será crucial, assim como o comportamento de adversários numa tabela ainda competitiva. Nos parágrafos seguintes, está um resumo dos fatores que podem contribuir para que o São Paulo assegure sua vaga no G4 ao término das 38 rodadas.

Desempenho do São Paulo em casa

Atuando em casa, o São Paulo apresenta um aproveitamento superior a 65% na temporada atual. Mesmo com a ausência por aproximadamente 45 dias do seu estádio, o MorumBis, o clube conseguiu se sobressair com vitórias importantes contra Corinthians (em Brasília) e Vasco (em Campinas). Retornando ao seu território no confronto contra o Athletico-PR, o Tricolor somou mais três pontos em sua conta.

Neste sentido, os próximos jogos no MorumBis, diante de Atlético Mineiro e Juventude, serão determinantes. A partida contra o Atlético Mineiro, antes de sua final na Libertadores, pode apresentar uma equipe rival desfalcada. Já o duelo com o Juventude, que luta para escapar do rebaixamento, representa uma obrigação para o São Paulo de assegurar os três pontos.

O que falta para a classificação para a Libertadores?

A caminhada do São Paulo rumo ao G4 não depende apenas das suas vitórias, mas também de eventuais tropeços de seus adversários diretos. Além dos jogos no MorumBis, o time enfrentará como visitante RB Bragantino, Grêmio e Botafogo. Especialmente o confronto contra o Botafogo na última rodada pode ser decisivo, dependendo da situação do campeonato no momento.

Os times que estão atualmente próximos na tábua de classificação são Internacional e Flamengo. O Inter possui dois pontos a mais que o Tricolor, enquanto o Flamengo está um ponto à frente, com um jogo a menos. Há um confronto direto na 36ª rodada entre essas duas equipes, que pode beneficiar o São Paulo, desde que haja uma distribuição de pontos que enfraqueça os rivais.

Mesmo que o São Paulo não consiga chegar ao G4, ainda há esperança para garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores através dos títulos que já foram conquistados nesta temporada. O título da Copa do Brasil pelo Flamengo e uma possível vitória do Botafogo na Libertadores podem assegurar vagas adicionais, aumentando as chances para a 5ª ou até mesmo a 6ª colocação geral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.