Corinthians deve ter importante mudança no time que vai iniciar o Paulistão

O Corinthians adotou uma estratégia cuidadosa para otimizar o desempenho de seu elenco ao longo do ano. Com o objetivo de evitar lesões e melhorar a performance, a equipe técnica optou por dividir os jogadores em grupos. Aqueles com menor tempo de jogo na temporada anterior ou que chegaram em melhores condições físicas foram selecionados para iniciar o Campeonato Paulista.

A decisão visa garantir que os atletas tenham tempo suficiente para se preparar. Enquanto os escolhidos já têm uma carga de jogos definida, outros terão chances subsequentes para acumular minutagem. Dessa maneira, o Corinthians espera equilibrar a carga de trabalho dos atletas durante os 83 jogos previstos para o ano.

O preparador físico Diego Pereira destacou que, além da minutagem da temporada anterior, as condições físicas apresentadas no início deste ano foram cruciais para as decisões. Atletas que, apesar de alta minutagem, retornaram em boas condições, foram posicionados para mais oportunidades. Uma estratégia progressiva busca evitar lesões, com um forte foco na gestão do tempo de jogo individual.

Essa abordagem tem importância crítica, especialmente considerando a intensidade dos 14 jogos iniciais em um curto período de seis semanas. O Corinthians visa um equilíbrio entre maximizar tempo de jogo e minimizar riscos de lesão, garantindo que cada jogador esteja dentro de sua zona segura de esforço durante essas partidas.

Todo o planejamento foi traçado no final de 2024. Os jogadores foram informados sobre as oportunidades no início de 2025, permitindo que cuidassem de sua preparação física durante o recesso. Diego Pereira mencionou que um controle mais rigoroso das cargas de treino foi implementado, principalmente para o grupo específico que começaria o Paulistão.

Outro fator a ser considerado é a ausência de Rodrigo Garro no início do ano. Recuperando-se de uma lesão no joelho, o jogador é um ponto fora da curva no planejamento inicial, mas ainda assim, a equipe toma medidas para garantir que o elenco esteja preparado para as demandas competitivas.

Corinthians visa estreia na Libertadores

Com a estreia na Conmebol Libertadores prevista para 19 de fevereiro, o Corinthians está alinhando seus esforços para que sua equipe esteja em condições ideais. A primeira semana de treinos sem lesões foi recebida com satisfação, embora o desgaste inicial seja esperado nesse processo de ajuste físico.

Diego Pereira frisou que, além das metas coletivas, cada atleta tem um plano individual visando o ajuste fino necessário para a performance máxima. Com o calendário extenso, incluindo as ambições de chegar às finais da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, a gestão cuidadosa de cargas e oportunidades é fundamental para o sucesso da temporada.

O Timão estreia na temporada pelo Paulistão nesta quinta-feira, contra o Red Bull Bragantino, às 19h30 (de Brasília), em Bragança Paulista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.