Há exatos 109 anos, no dia 24 de janeiro de 1915, o Palmeiras entrou em campo pela primeira vez. Cinco meses após sua fundação, o então Palestra Itália viajou até Sorocaba para enfrentar o Savoia, um time também de colônia italiana, do então distrito de Votorantim. O Palestra venceu por 2 a 0, com dois gols de bola parada, e iniciou com o pé direito uma jornada vitoriosa no futebol brasileiro.
Mais de um século depois, o Palestra mudou de nome, ganhou inúmeros títulos e se firmou como um dos gigantes do futebol nacional. Por outro lado, o Savoia, fundado em 1º de janeiro de 1900, não existe mais, assim como o campo onde ocorreu essa histórica partida. Votorantim emancipou-se de Sorocaba, mas mantém uma ligação estreita com a cidade vizinha.
O Primeiro Jogo Oficial
Já formado como clube desde 26 de agosto de 1914, a Società Sportiva Palestra Italia passou os primeiros meses em busca de atletas descendentes de italianos, promovendo peneiras e torneios internos para selecionar jogadores. Em novembro, a equipe estava formada, sendo apresentada em uma festa tradicional italiana. Na manhã da data do jogo, fãs da colônia italiana de São Paulo se reuniram com os jogadores na Estação Sorocabana, atual estação Júlio Prestes, da CPTM.
Após cerca de duas horas de viagem, a delegação palestrina foi recepcionada por centenas de sorocabanos, entre eles autoridades locais e integrantes de times da cidade, ao som de uma banda musical.
Após um típico almoço italiano, os atletas seguiram para o campo dos Castelões, utilizando um bonde que era de uso comum dos trabalhadores da fábrica de tecidos de Votorantim. O jogo foi bastante disputado. No primeiro tempo, as equipes mantiveram o placar em branco, mas no segundo tempo, Bianco marcou de pênalti e Alegretti ampliou em cobrança de falta, finalizando a vitória por 2 a 0.
Quem Foi o Sport Club Savoia?
Fundado no primeiro dia de 1900, o Sport Club Savoia tem o orgulho de ser considerado, por muitos, o primeiro time de futebol fundado no Brasil. Na histórica partida contra o Palestra Itália, o Savoia já era uma equipe respeitada no estado de São Paulo, com 15 anos de atividade.
O time foi constituído pelos operários da fábrica Votorantim que, treinados por ingleses para operarem as máquinas, também aprenderam a jogar futebol com eles. Ao longo dos anos, o Savoia tornou-se a equipe oficial da fábrica e o primeiro time-empresa do país.
A Transformação com o Tempo
Como o Palestra Itália, o Savoia teve que mudar de nome devido à Segunda Guerra Mundial. Em 1942, tornou-se Clube Atlético Votorantim. Já o lugar onde ficava o campo de Castelões passou a ser uma rua, chamada rua Savoia.
Ao lado da antiga fábrica, que ainda está em operação, há uma estátua em homenagem ao Savoia no atual estádio da cidade, o Domênico Paolo Metidieri. Nesse estádio, o Savoia jogou contra o Palmeiras após a mudança de nome e, curiosamente, o goleiro alviverde era um sorocabano, Oberdan Cattani.
O Legado do Futebol Sorocabano
A fábrica Votorantim retirou o apoio ao time Savoia em 1951, e os jogadores foram cedidos ao São Bento, outro clube de Sorocaba que se profissionalizou. O Palmeiras enfrentou o São Bento várias vezes, tanto pelo Campeonato Paulista quanto pelo Campeonato Brasileiro, acumulando mais vitórias do que derrotas. O último jogo do Palmeiras em Sorocaba foi em 2007, quando o Verdão venceu por 3 a 0 e rebaixou o São Bento à Série A2 do Paulistão.
Fundado em 1993, o Atlético Sorocaba é o time mais jovem e atualmente está na sua quarta participação na elite do futebol paulista. Seus confrontos contra o Palmeiras ainda são escassos, mas carregam a tradição e a memória do futebol sorocabano.