O hino do Corinthians, um dos mais famosos do futebol brasileiro, tem uma longa história que remonta a décadas atrás. A atual música que representa o clube alvinegro não foi a primeira a desempenhar esse papel importante. O hino “Campeão dos Campeões” foi oficializado em 1953 e tornou-se símbolo de identidade e paixão para os corinthianos.
A letra do hino atual foi composta pelo radialista Lauro D’Avila e é cantada pelos torcedores em todos os cantos do país. Acompanhe a seguir a letra do hino, bem como uma viagem pela história que levou à sua criação e à sua importância no coração dos milhões de seguidores do Timão.
Veja a Letra do Hino do Corinthians
Salve o Corinthians
O campeão dos campeões
Eternamente
Dentro dos nossos corações
Salve o Corinthians
De tradições e glórias mil
Tu és orgulho
Dos desportistas do Brasil
Teu passado é uma bandeira
Teu presente, uma lição
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte bretão
Corinthians grande
Sempre altaneiro
És do Brasil
O clube mais brasileiro
Qual a Origem do Hino do Corinthians?
O Corinthians teve seu primeiro hino em 1930. De acordo com o site oficial do clube, a primeira composição, considerada uma “marchinha”, foi oferecida ao então presidente Felipe Collona. Gravado pela dupla Guarani e Pirajá, o hino tinha a seguinte letra escrita por La Rosa e letrada por Eduardo Dohmen:
Primeiro Hino do Corinthians (1930)
Luctar… Luctar…
É nosso lema sempre, para a glória,
Jogar… Jogar…
E conquistar os louros da victória,
E proclamar, nosso pendão
É alvinegro e sempre há de brilhar,
Luctar, viril
Para a grandeza e glória do Brasil
Corinthians… Corinthians…
A glória será o teu repouso
E nós unidos sempre
Elevaremos teu nome glorioso
Em 1953, o radialista Lauro D’Avila sentiu a necessidade de criar um hino que refletisse o espírito e a grandeza do Corinthians de maneira mais moderna e vibrante. O “Campeão dos Campeões” foi gravado pela primeira vez nos estúdios da Rádio Bandeirantes, em São Paulo, e lançado pela gravadora Continental na voz do cantor Osny Silva.
Qual a Importância do Atual Hino para o Clube?
O ‘Campeão dos Campeões’ se tornou uma parte indelével da identidade corinthiana. A música embalou as maiores conquistas do Corinthians ao longo da história, tornando-se uma trilha sonora de glórias. Desde sua oficialização em 1953, o Timão celebrou títulos de relevância global, como dois Mundiais de Clubes da FIFA, uma CONMEBOL Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, sete Brasileirões e três Copas do Brasil.
Este hino não é apenas uma canção, mas sim um sentimento que une milhões de torcedores, reafirmando o orgulho e a tradição de um dos clubes mais importantes do Brasil. Se você é corinthiano, provavelmente sabe de cabeça cada verso desta melodia que faz parte da alma do clube.